Cursos

“Se a mente estiver no caminho correto e saudável, o corpo físico será fortalecido naturalmente.”

Shoden (Grau I)

Shoden significa primeiros ensinamentos ou Despertar. É o despertar para a consciência do Reiki, da energia em nós e nos outros. 

O Mestre Usui, fundador deste método de cura natural, defendia que o Reiki é «A Arte Secreta de Convidar a Felicidade». É uma prática muito completa que assenta nos cinco princípios, 12 posições para autotratamento e 14 para tratamento a outros, meditação, Leis Universais e, muito mais técnicas que te auxiliam nesta caminhada de transformação que permitem a expansão da consciência.

Saiba mais aqui!

Okuden (Grau II)

Okuden significa transformação. Com este grau irá trabalhar a transformação dentro de si. 

A aprendizagem dos símbolos traz-lhe uma riqueza de experiências no auto-conhecimento, assim como no desenvolvimento da prática nos outros. A transformação deste nível é profunda, irá trabalhar o seu campo mental e emocional. Do mesmo modo, irá aprender a tratar as suas questões passadas que ainda interferem com o presente e, acima de tudo, aprofundar a sua consciência e da alegria que pode ter com a vida.

Saiba mais aqui!

Shinpiden (Grau III)

Shinpiden significa Ensinamentos Misteriosos, no qual representa a realização.

Se sente que está preparado para o módulo 3, siga então o seu coração e de esse passo muito importante na sua vida. Sentir o módulo 3 (mestre de Reiki) é entrar numa nova dimensão da vida, ganhar uma nova visão da sua existência, quebrar barreiras de tempo e espaço e muito mais, que as palavras ainda não conseguem exprimir. No ocidente, a fórmula mais utilizada no ensino do Reiki é em três módulos, e é o que praticamos nesta escola de Reiki Essencial.

Saiba mais aqui!

Perguntas Frequentes

Caso não possua nenhum grau de Reiki, e deseje frequentar os nossos cursos, então terá de fazer os seguintes procedimentos:

  1. Agendar 1 Sessão de Reiki ou registar-se aqui;
  2. Nesse próprio dia deve sinalizar o curso com 50% do valor, para que fique desde já confirmada a sua reserva. Caso não o faça fica sempre sujeito a disponibilidade de vagas que possam existir;
  3. Posteriormente será avisado (a) uns dias antes de o que é necessário trazer para o curso.
  4. No dia da formação pagará os restantes 50% do curso. 
  5. Importante salientar que caso o aluno não cumpra os requisitos da formação, ou não compareça nas aulas posteriores ou falte mais de 15% das aulas de acompanhamento, o seu certificado DGERT pode não ser atribuído nestes casos. 

O método de Reiki Essencial ensinado nos nossos cursos são um sistema de cura energética e de desenvolvimento humano com elementos das escolas de Usui Shiki Ryoho (origem) e Reiki Essencial. Sabemos, que no Japão o ensino do Reiki é diferente do praticado no ocidente, devido à perca de muitos elementos após a morte de Usui, por isso foi necessário adaptar a formação à sociedade e cultura ocidental, o que em nada diminui os seus efeitos. Todos os cursos têm uma carga horária de 124 horas divididas pelos três módulos, dado normalmente no dia do curso (sábado) e aulas de práticas e desenvolvimento que decorrerão nas semanas posteriores ao dia da formação.

No primeiro dia do curso fala-se de toda a parte teórica do Reiki, a sua história, como fazer uma autocura, o que é a energia Ki entre outras informações importantes. Depois da primeira iniciação passa ao acompanhamento prático das aulas, em que tira dúvidas e prática a meditação, autocura e cura aos outros. Muito importante é que os mestres estão sempre presentes desde o primeiro dia da sua iniciação, e acompanham o aluno durante os dias seguintes, orientando e ajudando a esclarecer as suas dúvidas que tenha. Mesmo quando termina os 21 dias após a iniciação, os estudantes de Reikitêm um acompanhamento mensal com duas aulas por mês, em que partilhamos todo o conhecimento adquirido nos cursos.

Quem obtiver aproveitamento, será passado no final das aulas um certificado profissional de acordo com o decreto n.º 474/2010, de 30 de junho, devendo o estudante atingir no mínimo 50 num total de 100 pontos para ser aprovado na formação, além das frequências nas aulas serem no mínimo de 85%. Caso contrário, deverá repetir o curso na turma seguinte. Não é garantido a obtenção do certificado sem a participação nas aulas de apoio.

Neste caso é necessário marcar uma sessão pessoal de esclarecimentos com um dos Mestres responsáveis pelos cursos (Joel Reis ou Nuno Cardoso). Nessa sessão de esclarecimentos vamos analisar a informação recebida pela outra escola, e há quanto tempo já fez o seu curso. Após essa análise será sempre necessário passar obrigatoriamente por uma sessão de Reiki para analisarmos o seu estado físico, emocional e mental (tem um custo de 25€). Sendo a Brighid uma das escolas recomendadas pela APRE (Associação Portuguesa de Reiki Essencial), de modo a garantir a qualidade e regulamentos internos, o novo iniciado tem de inscrever como associado e pagar a quota anual no valor de 15€. Assim ficará posteriormente enquadrado no próximo curso de Reiki que será uma reciclagem de informações de forma a poder enquadrar-se nos nossos métodos de trabalho. Ficará garantido desde já o perfeito enquadramento nos nossos cursos e partilhas de Reiki futuramente.

Todos os benefícios que vai encontrar nesta comunidade Reikiana são desde informação periódica de cursos, workshops e palestras, normas e regras de funcionamento sobre o Reiki, legislação na área Reikiana, práticas e partilhas. Redução e descontos em terapias efetuadas na nossa escola, entre outras regalias oferecidas durante todo o ano. Além disso, possui o direito de participar em aulas de apoio das nossas terapias durante todo o ano.

A necessidade de passar por uma nova cura de Reiki será no intuito de nós Mestres Reikianos perceber o estado do aluno e as causas e efeitos que poderão surgir após a iniciação. Em relação a ter de passar por uma nova iniciação de intenção e reciclagem de conhecimentos, é porque vai enquadrar-se numa nova postura e técnicas de Reiki  possivelmente diferenciadas das que aprendeu. Este novo conhecimento das técnicas e posturas nas partilhas e cursos, serão importantes para que o aluno entenda e perceba os métodos diferentes que muitas vezes existem de Mestres para Mestres.

Não quer dizer que as nossas técnicas de ensino sejam melhores ou piores, simplesmente para quem deseje pertencer a esta comunidade terá forçosamente de enquadrar-se nos nossos métodos de aprendizagem e de curas. Se assim não fosse, seria necessariamente uma desordem, de tal modo que, cada aluno faria a cura a sua maneira ou vestia-se como queria. Com estas regras haverá uma sintonização e harmonia entre todos os alunos, tanto nos cursos como nas partilhas de Reiki.

Apenas alunos iniciados na nossa escola podem frequentar esta atividade com objetivo de aprendizagem continua. Caso deseje participar terá benefícios, caso seja associado da APRE (Associação Portuguesa de Reiki Essencial). De outra forma não será possível participar nesta atividade.

Nas partilhas de Reiki terá de obrigatoriamente de ter sido iniciado por nós, pois, é um apoio aos módulos de Shoden (módulo 1), Okunden (módulo 2) e Shinpiden (módulo 3), e acabam por seguir uma linha de orientação definida pela nossa escola, e sendo assim conseguem perceber o nosso sentido de ver e sentir o Reiki Essencial.

Sim.

As formações de Reiki Essencial tiradas nesta escola, são certificadas como cursos profissionais pelo decreto-lei n.º 474/2010. Tem uma carga horária nos três módulos de 124 horas entre teórica e prática. Além disso, fica desde logo agregada como associada (o) da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial, uma associação sem fins lucrativos.

O valor cobrado será somente para sustentar os custos do espaço, luz e o tempo que passamos em prática e aprendizagem contínua. Também serve para o nosso estudante perceber que, possuir um espaço adequado as boas práticas do Reiki, possui custos e responsabilidades e se todos contribuirmos com um pouco, tudo será mais fácil e todos aprendem algo mais.

Enquadramento

Existe uma dedicação contínua por parte dos praticantes de Reiki em tornar esta terapia numa prática terapêutica natural e reconhecida oficialmente. Por conta disso, é importante a qualidade do seu ensino, pois terá bastante influência na forma como os alunos a irão praticar.

A Brighid Terapias Integrativas é uma escola associada da APRE (Associação Portuguesa de Reiki Essencial), seguindo as normas e os códigos de ética para Mestres de Reiki, garantindo aos alunos as melhores bases para o seu ensino. Assim sendo, futuramente haverá praticantes mais conscientes e atentos à qualidade de ensino, assim como, na qualidade da técnica aplicada a outros. Bem como poderemos contribuir para o esclarecimento desta terapêutica, como uma técnica válida para melhorar o seu bem estar, saúde emocional, física e espiritual.

Critério e Metodologias de avaliação

É feita uma avaliação diagnóstica do aluno no início e final do curso. O formando irá ser avaliado pelas quer pelas presenças das aulas, como pela postura comportamental e temas apresentados durante a formação. O formador avaliará o formando e dará no final um certificado que indicará o comprovativo de ter adquirido a capacidade técnica, segundo as normas da formação.

A classificação resultante da avaliação do formando será estabelecida em conformidade com os objetivos definidos para o curso/ação e registada em modelo próprio.

Ao formando, que obtiver aproveitamento, será passado no final da formação um certificado profissional de acordo com o decreto n.º 474/2010, de 30 de junho.

No caso em que não haja aproveitamento, o formando tem direito a um certificado de frequência de formação. O sistema de avaliação faz-se com provas periódicas, devendo o estudante de Reiki Essencial atingir no mínimo 50 pontos num total de 100 pontos para ser aprovado na formação.

As avaliações poderão ser objetivas, de acordo com o critério estipulado pelo mestre e coordenadores do curso, assim como, a elaboração de provas práticas. A nota final do aluno é uma média da prova teórica, prova prática e avaliação do desempenho do aluno no curso.

A classificação resultante da avaliação do formando será estabelecida em conformidade com os objetivos definidos para o curso/ação e registada em modelo próprio. O sistema de avaliação faz-se com provas periódicas, devendo o estudante atingir no mínimo 9,5 valores para ser aprovado no curso de Reiki Shoden, além das frequências nas aulas serem no mínimo de 90%.

Recomendação Importante

Este texto não complementa todas as disposições e regras do “Regulamento do Formando” e, é necessário antes de aceder a formação de Reiki Shoden ler atentamente. O “Regulamento do Formando” é obrigatório ser aceite como regulamento aplicável aos formandos de Reiki, que decidam inscrever nas formações efetuadas pela Brighid Terapias Integrativas. Na sua inscrição será facultado o texto integral das regras e normas gerais de funcionamento.

Formadores

Joel Reis, Formador com o Certificado de Competências Pedagógicas n.º F673487/2018 e Nuno Cardoso Formador desde 2018.

    •   Fundadores e Mentores da Brighid Terapias Integrativas;
    •   Mestres de Reiki Essencial desde 2015;
    •   Cronistas da Revista “Reiki & Yoga” e da Revista digital “Portugal Holístico”;
    •   Autores do Livro “Símbolos – As expressões da mente”.

Inscrições

Em suma, para formalizar a sua inscrição deve preencher aqui o formulário de inscrição e, juntamente fazer o pagamento pelo menos 50% do valor total do curso. Assim sendo , poderá pagar o restante valor no dia da formação.

Para qualquer dúvida entre em contacto através dos meios aqui disponíveis.

Cancelamento de Inscrições

Na eventualidade de se inscrever e desistir antes do arranque do curso, deverá informar, por escrito ou via correio eletrónico, no prazo máximo de 7 dias úteis antes do início do curso, a impossibilidade de frequência. Garantindo assim neste enquadramento, a recuperação do valor pago no ato da inscrição. Esse valor ficará para a próxima formação ou caso não deseje frequentar mais esta formação o valor entregue será aproveitado para um vale de oferta dos nossos serviços. Este método tem a duração máxima de três meses. Não será possível devolver o valor pago na inscrição de outra forma. Os cancelamentos rececionados após o prazo referido darão lugar a perda do valor da inscrição.

Certificação DGERT

A APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial realizou um protocolo na formação dos cursos de Reiki Essencial como uma entidade formadora reconhecida pela DGERT, pois, consideram a formação como algo essencial para o desenvolvimento das competências dos profissionais de Reiki envolvidos na implementação, acreditação e na melhoria contínua do sistema de estudo acompanhado. Todos os cursos de Reiki das escolas recomendadas contêm uma componente contínua de formação aos estudantes. Para garantir um serviço especializado e produtivo em resultados e satisfação dos formandos, contamos com formadores competentes e altamente especializados. Assim o futuro praticante de Reiki tem a confirmação que o investimento feito na formação de Reiki Essencial nesta associação, é reconhecida como formação profissional, pelo decreto de lei n.º 474/2010 de 30 de junho por uma entidade formadora, certificada pela DGERT.