Reiki

“A arte secreta de convidar a Felicidade”    Mikao Usui

Mikao Usui

O Reiki é a energia que vem do Universo. Ela é comum a todos os seres vivos. O Reiki é uma terapia Japonesa holística, descoberta por Mikao Usui (n.: 15-08-1865 a f.: 09-03-1926). Não há nada muito concreto sobre a morte, mas os livros apontam que a sua morte foi devido a uma hemorragia cerebral. É uma energia baseada no universo de toque suave.

Mikao Usui (Usui Sensei) adora ler e estudar o modo como Jesus e Buda curavam pessoas. Então, em março de 1922 decidiu ir para o monte Kurama para fazer treino budista durante 21 dias para fazer jejum, orações, cânticos e meditações. Tinha reunido No último dia sentiu uma energia invisível sobre a sua cabeça, no topo da cabeça e terceiro olho. Viu muitos flashes com símbolos. Quando pedras para marcar o tempo. Retirava uma a cada dia passado. regressava tropeçou e magoou o seu pé. Instintivamente colocou as suas mãos nesse pé. E rapidamente deixou de ter dor. Percebeu que tinha descoberto um método de cura. Onde experimentou mais vezes em si, na família e amigos. Mais tarde, em abril, fundou o primeiro centro de Reiki para tratar e ensinar.

A própria morte de Mikao ensina que mesmo um praticante de Reiki não é um ser além da dor e da cura. Mas alguém que percorre o melhor caminho possível com cada vez mais consciência, com momentos que eternizam a felicidade, seguindo princípios e a atenção em se autocuidar.

Mikao Usui
Reiki

O que é Reiki?

A palavra REIKI, de origem japonesa, pode ser traduzida como “energia universal” e usa-se para nomear de forma sintética o Método de Cura de Usui para a Melhoria do Corpo e da Mente.

(Reiki – escrito em japonês (caligrafia do tempo de Usui)– a palavra é composta por dois kanji: rei = espírito e ki =energia)

O Reiki é uma técnica de cura natural, na qual o terapeuta utiliza a energia vital universal, que capta e transmite à pessoa que está a receber a terapia. Ou seja, quem transmite Reiki actua como um canal através do qual a energia universal passa para chegar a quem a recebe. É pela acção da energia, que passa através das mãos do terapeuta, que é reposto o fluxo natural da energia que existe no corpo da pessoa que está a ser tratada e se dissolvem os bloqueios energéticos que impedem a energia de circular saudavelmente. Desta forma, a energia universal reequilibra a energia pessoal, ou, dito de outro modo, Reiki repõe o equilíbrio energético do organismo. 

os cinco principios

O Mestre Usui dizia que devíamos recitar os Gokai de manhã e à noite com as mãos em Gassho. Estas práticas irão levar à mudança da nossa consciência, através da elevação e da mudança dos hábitos de vida. A prática dos cinco princípios não deve ficar apenas pela manhã e noite, ou seja pelo início e fim de cada dia. Esta prática deve ser vivenciada muitas vezes por dia. É possível fazê-lo em qualquer lado. Imaginando uma reunião, porque não recitar os princípios antes, mesmo interiormente. Quando confrontados, porque não recitar os princípios antes de responder?

É esta prática que nos trará a mudança.

Só por hoje..

  • Eu agradeço pelas minhas várias bênçãos.
  • Eu trabalharei honestamente.
  • Eu não me aborreço.
  • Eu serei bondoso para com o meu próximo, e para com todos os seres vivos.
  • Eu não me preocupo.
Princípios
Mãos de Reiki

Procedimento

Esta técnica baseia-se na imposição das mãos. Numa sessão completa o terapeuta vai colocando as mãos ao longo do corpo a receber a energia, desde a cabeça até chegar aos pés, em zonas específicas, de modo a que a energia que é transmitida possa actuar sobre os diversos centros energéticos do corpo (habitualmente chamados chacras). As mãos podem ser colocadas sobre o corpo ou ligeiramente acima, de acordo com a preferência do terapeuta, ou do paciente, o efeito é o mesmo. Também não importa o género de roupa que traz, ou se está debaixo de mantas, a energia irá fluir sempre. Além disso, a energia é inteligente e dirige-se sempre para onde é mais necessária, conforme as necessidades específicas da pessoa que está a ser tratada. Este tratamento pode durar de 30 a 45 minutos ou mais.

Efeitos e Sensações

O tratamento de Reiki, varia de pessoa para pessoa. No entanto, sentimos um relaxamento profundo em quase todas as pessoas. Em complemento, muitas outras pessoas sentem uma alegria imensa, que irradia todas as pessoas à sua volta, e uma  enorme sensação de energias. A energia do Reiki encoraja a libertar das tensões, ansiedades, medos e outros sentimentos negativos. Algumas pessoas relatam sentimentos de sono e um relaxamento dos seus corpos, ou a sensação de flutuar e ainda visões ou outras experiências místicas. No final do tratamento sentem-se muito frescos, e mais positivos entre o interior e o exterior do seu ser.  

Benefícios de Reiki
Meditar

Aprender esta arte

O Reiki é de tal forma simples que qualquer pessoa pode aprender transmiti-lo. Não é preciso ter uma aptidão especial. Todos podem fazer Reiki, independentemente da sua condição, se assim o quiserem: crianças, adultos, idosos, doentes ou saudáveis. Para ser Reikiano é necessário passar por um processo de sintonização com a energia, conduzido por um Mestre de Reiki e aprender as técnicas básicas de transmissão, isto é, aprender a canalizar a energia universal para auto-tratamento, tratamento a outros, a animais e a plantas. Isto pode ser conseguido através de uma formação de acompanhamento contínuo e é uma competência que, uma vez adquirida, fica para toda a vida. O importante é haver uma vontade sincera de se ajudar a si mesmo e aos outros. 

Artigos Relacionados

Anemia: sinta melhorias

«Ter anemia significa ter o sangue fraco. Isto acontece quando se perde sangue ou os glóbulos vermelhos (células que dão cor ao sangue) são destruídos mais depressa, do que a capacidade do corpo de produzi-los.»

Ler Mais »

Diga adeus à obesidade

«A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não ausência de afeções e enfermidades”. Esta organização explica a obesidade como um excesso de gordura corporal acumulada no tecido adiposo com implicações para a saúde.»

Ler Mais »

Considera ter artrite?

«Pouco se conhece sobre a causa da artrite. Sabe-se que haverá uma predisposição genética e que pode surgir em qualquer idade, inclusive crianças, sendo mais comum em mulheres, enquanto a proporção é de um homem para três mulheres com artrite.»

Ler Mais »

Sofre de Depressão?

«Em pleno século XXI encontramos cada vez mais pessoas que têm ou tiveram um episódio depressivo com o fim de um relacionamento, após a morte de alguém querido, devido a um exame que não conseguiu passar e, por vezes, até depois do parto.»

Ler Mais »

Testemunhos

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Sónia Azevedo
Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Carla Ferreira
Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Adriana Ferreira