Recomece para renovar a sua vida

Vamos começar o novo ano com tudo no sítio, cabeça, tronco e membros e, para isto, nada melhor do que traçar objetivos para o Ano Novo que está à espreita.

Logo depois destas épocas festivas, estará na altura de fazer um detox do corpo e da alma. Para mim, qualquer dia do ano é um bom momento para o fazer, mas agora, parece fazer ainda mais sentido concretizar uma renovação.

A dieta detox ajuda a emagrecer, a desintoxicar o organismo e a diminuir a retenção de líquidos. Ela tem maior importância após as épocas festivas, como o fim do ano, o carnaval, a Páscoa, assim como ajuda a preparar o corpo antes de começar uma dieta com reeducação alimentar.

Nós sabemos que existem alimentos que nos fazem mal e que desvitalizam o nosso corpo físico, concorda comigo? Então, o que adoece a nossa alma são os pensamentos pessimistas que geram emoções negativas.

Sugiro que possamos aprender a desconstruir os pensamentos pessimistas e construir pensamentos realistas, logo conceberemos pensamentos positivos e, consequentemente, emoções que nos ofereçam a saúde da alma.

Vou agora enunciar o melhor cardápio que alimentará convenientemente a nossa alma: não consinta em ouvir reclamações desnecessárias dos outros, energia negativa contagia; utilize recursos para potenciar o autoconhecimento e a paz interior como a prática de Reiki, meditação e atividade física; agradeça bastante, tanto aquilo que lhe agrada como o que não lhe agrada tanto, a gratidão ajuda a desenvolver o amor, o otimismo, a prosperidade e a esperança; crie o bom hábito diário de ter pensamentos positivos realistas; mantenha relações saudáveis; aprenda a dizer “não”; não desperdice a sua energia com a mentira pessoal e a falsa calma. E, é claro, projete pequenos objetivos diários que fomentem o seu propósito de vida.

Os sentimentos positivos desintoxicam a alma deixando-a leve e forte para os desafios e objetivos da vida.

A maior parte das pessoas que atendo em consultório, procuram, como propósito de vida, algo muito grandioso (são tão exigentes). Tencionam mudar o mundo, desejam que todas as pessoas sejam maravilhosas, saudáveis e muito positivas. Pretendem não ter esta ou aquela doença, que aquele negócio de venda da casa se realize rapidamente, obter dinheiro fácil ou alcançar o emprego de sonho onde possa obter uma boa remuneração.

Pensar nisto é ótimo, revela que a pessoa quer, de facto, evoluir, podendo estender essa oportunidade aos outros, mas, a meu ver, só estará a caminhar por uma senda difícil que, por sua vez, trará ansiedade, expectativa e, possivelmente, frustração. De acordo com a filosofia antiga que nos diz “a FELICIDADE é igual à realidade menos as expectativas”. A felicidade reside nas realizações do dia a dia e, não naquilo que iremos alcançar.

Então, recomendo iniciar a realização de pequenas coisas novas e que deem a sensação de que as fez bem e, ao mesmo tempo, que estejam, no caminho do objetivo que pretende atingir.

Quer resultados diferentes? Então, não faça as coisas sempre da mesma maneira.

Nenhuma árvore mantém as suas folhas toda a vida. Ela mesma deixa cair as antigas, permitindo que as novas rebentem. Nós precisamos de fazer isso, soltar aquilo que tanto prendemos e que está a envelhecer. Como rotinas antigas, sentimentos de culpa, tristeza, ressentimento, mágoa, mentira pessoal, rancor, vingança, frigidez, falsa calma, incompreensão, etc. A partir daqui estamos mais leves e recetivos para novos resultados.

Como nos diz o sábio Chico Xavier: “Novas folhas, novas flores, na infinita bênção do recomeço.” Para termos novas folhas, flores, frutos e alcance de realizações é preciso um recomeço. Neste recomeço, é necessário fazer algumas mudanças. A verdadeira mudança ocorre de dentro para fora, implica refletirmos sobre o que somos, como estamos e como sentimos, de maneira a podermos libertar tudo aquilo que faz parte do passado, permitindo uma transformação interior com mais liberdade, dignidade e prosperidade.

A todos nós, incentivo começarmos o Novo Ano, com mais vontade, mais garra, mais coragem e mais entusiasmo de recomeçar diariamente o nosso mundo interior. Um próspero Ano Novo para todos os leitores.

Aqui pode aceder aos artigos escritos pelo autores Joel Reis e Nuno Cardoso, fundadores da Brighid Terapias Integrativas.
Direitos de autor protegidos pela lei internacional. Caso deseje copiar algum dos textos por favor indique este website. Em caso de descobrir textos deste site que tenham sido copiados, e não tenham a sua origem no final, faça o favor de nos contactar para o e-mail geral@brighid.pt

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.