Mercúrio Retrógrado em 2020

Este é um fenómeno astronómico que se difundiu popularmente por meio da astrologia, podendo influenciar negativamente a vida das pessoas.

Em termos científicos, um planeta retrógrado é simplesmente uma ilusão de ótica, fazendo parecer que está a retroceder, isto a partir da nossa perspetiva da Terra.

Quando esta reversão toca ao planeta Mercúrio, nós os astrólogos dizemos que este período está associado à instabilidade, mal-entendidos ou confusão. Já que este corpo celeste é considerado o planeta da comunicação.

Seja cuidadoso(a) na forma como comunica e tenha atenção a tudo o que diz, aceite os desafios como processos de aprendizagem e utilize o Mercúrio retrógrado de forma pertinente!

Cuidados a ter

Alguns mal-entendidos e até alguns problemas financeiros marcarão este período. Será necessário estar muito atento/a a todos os investimentos que possa ter de fazer. Antecipar e preparar é o lema para viver melhor esta fase. Pois poderão surgir greves, problemas de trânsito, problemas de transportes e até mesmo alguns problemas técnicos.

Deverá também analisar todas as mensagens e e-mails que enviar, para evitar erros no destinatário, tanto de interpretação, lentidão ou mesmo sentimentos equivocados. As melhores dicas para fase é rever tudo e, ser mais claro e prático em tudo. Evite assinar contratos ou aceitar propostas durante este período.

As pessoas que possuem o Ascendente e o Sol no signo Virgem e Gémeos, serão os mais afetados por serem regidos por Mercúrio. Geralmente, quem trabalha nas áreas da comunicação, marketing, negócios, viagens e administrativa são bastante afetados.

Lado bom desta fase

Estimule o seu cérebro através da leitura, reflexão, investigação, estudo, terminar o que ficou pendente, projetos por exemplo.

Aproveite este período para relaxar, fazer uma introspeção e atenue a necessidade de controlar tudo e todos, pratique Reiki ou meditação.

Quando estará retrógrado?

Vejamos em que períodos ele está retrógrado em 2020.

16 de fevereiro a 10 de março

Entre o dia 16 de fevereiro a 03  de março a retrogradação de Mercúrio será em PEIXES e em AQUÁRIO de 04 a 10 de março.

A retrogradação de 16/fev a 03/mar ocorrerá em Peixes, signo de água, procure ouvir a sua intuição e a sua voz interior  para orientar o processo de revisão. Qualquer história ficará mais oscilante de ser entendida e definida. Os pensamentos serão menos lógicos e mais intuitivos. À tona poderá vir as crenças, aquilo que acreditamos (religiões, projetos ou filosofias). Se por um lado a nossa intuição fica mais ativa, a nossa capacidade de nos iludirmos mais também. É relevante filtrar o real do imaginário, o verdadeiro do falso. Ter discernimento e visão clara para distinguir a mentira da verdade será mais difícil.

Durante os dias 04 a 10/mar o planeta Mercúrio passa por Aquário, signo de ar, é considerado o signo da tecnologia, por isso, tome precaução com os aparelhos tecnológicos, por exemplo, faça cópias de segurança da informação contida nos telemóveis, computadores e laptops. É necessário desapegar das nossas ideias e opiniões, vê-las noutras perspectivas. Questionar se temos padrões de pensamentos repetidos, ou copiados de terceiros. Estamos a ser verdadeiramente livres e independentes nas nossas ideias e pensamentos?

17 de junho a 12 de julho

Neste período o planeta Mercúrio está retrógrado no signo CARANGUEJO.

Mercúrio Retrógrado em Caranguejo, aquelas lembranças sentidas e que nos tocam mais, de alguma maneira, serão agora mentalizadas, verbalizadas ou expressas.

13 de outubro a 04 de novembro

A partir do dia 13 a 27 de outubro o planeta Mercúrio estará retrógrado no signo SAGITÁRIO e em BALANÇA do dia 28  de outubro a 04 de novembro.

O posicionamento dele, encontra-se em Sagitário entre 13 a 27/out, por isso, tome cuidado com questões relacionadas com viagens, férias e estudos – promovem a expansão. Reveja as suas formas formas de expansão, divulgação e promoção, aproveite saber se realmente são credíveis e reais. 

Já a partir de 28/out a 04/nov o planeta Mercúrio estará retrógrado em Balança, a busca pelo equilíbrio do pensamento, revisão nas relações sociais e na forma como se expressa.

Impacto e análise no meu Mapa Natal

Importa referir que para uma análise mais correta, aprofundada e personalizada, deveremos ter em conta esta informação no nosso Mapa Natal. Em que área(s) de vida se encontra o signo da fase da retrogradação  e o seu regente? Carreira, Relacionamentos, Financeira, o Eu, Saúde, Lar, entre outras. Isto permitirá uma análise mais completa. Por exemplo, no dia 16 de fevereiro o planeta Mercúrio estará retrógrado no signo Peixes, imaginando que esse signo se encontra na casa 04 – assuntos das nossas origens, do nosso passado, nossas raízes emocionais, psíquicas, genéticas, hábitos, lar, família e nossos ancestrais – significa que poderá haver desentendimentos nestes temas ou então, que haverá tensão nestes conteúdos.

Existem outros aspetos a serem considerados, qualquer planeta que esteja em fase de retrogradação significa que haverá instabilidade ou debilidade, não representa o ponto máximo de tensão na vida de uma pessoa. Há, sem dúvida, pessoas que nem sentem esta fase de forma instável, todos temos energias muito diferentes, Mapas Astrais bem distintos uns dos outros. É preciso conhecer muito bem o seu Mapa Astral para que entenda que existem pontos mais críticos ou fases mais críticas na sua vida e, são nestas que evoluímos. Não é? Assim como, existem fases maravilhosas.

De acordo com os céus, os astros como estão posicionados no momento, poderão trazer mais tensão ou mais harmonia para cada indivíduo de forma bem diferente.

Próxima retrogradação 2021

  • 20 de janeiro a 21 de fevereiro
  • 29 de maio a 23 de junho
  • 26 de setembro a 10 de outubro

REIS, Joel. (2019). A Bússola da Alma ©

 

Aqui pode aceder aos artigos escritos pelo autores Joel Reis e Nuno Cardoso, fundadores da Brighid Terapias Integrativas. Direitos de autor protegidos pela lei internacional. Caso deseje copiar algum dos textos por favor indique este website. Em caso de descobrir textos deste site que tenham sido copiados, e não tenham a sua origem no final, faça o favor de nos contactar para o e-mail geral@brighid.pt

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.