Cuidados essenciais para um ótimo dia

Fortaleça e cuide da sua energia enquanto Terapeuta de Reiki

Pense na diferenciação em comer uma salada com verduras recém-colhidas e uma outra feita com as mesmas verduras compradas no supermercado. Compare um piquenique nas montanhas com uma sanduíche de uma lancheira ou o sabor da água fresca da fonte com a água clorada de uma torneira. O que acha que o seu corpo merece e prefere receber?

Para começar o dia

Meditação de bom dia: De manhã, ao levantar, antes de fazer qualquer outra coisa, mesmo se sentir sonolência, sente-se na beira da cama e, em estado meditativo, sinta em todo o seu corpo o que ele lhe diz. Pense e pronuncie lentamente três vezes: “Eu sou grato por este dia que me é dado para o meu superior bem, em harmonia com tudo o que vive no Universo.”

Beba água: Após uma noite de sono deve beber água. Pode colocar gotas de limão, pois ajudará a limpar o organismo. Deve ingeri-la morna, é mais confortável para o corpo. Ao longo do dia beba em média 1,5 litros de água para eliminar as toxinas acumuladas. Antes e após um tratamento de Reiki deve beber pelo menos um copo.

Banho: Se costuma tomar banho após acordar, deverá escovar a pele. Passe uma escova de cerdas (ou um pano ligeiramente áspero – eu costumo usar uma toalha seca) pela pele durante cinco minutos antes do banho. Faça movimentos longos de baixo para cima, por todo o corpo, em direção ao coração. Escovar a pele estimula a circulação e rejuvenesce o sistema nervoso, pois a pele contém muitos terminais nervosos. Por outro lado, remove as células mortas e várias impurezas. A escova não deve ser partilhada. Se quiser, pode utilizar ou complementar com um sabão natural próprio para o acne após o banho.

Durante o dia

Alimentação: Escolher um estilo de vida saudável é uma opção de cada um e tem os seus benefícios. Ao cuidar da saúde física estará a melhorar o bem-estar emocional, mental e espiritual. Escolha o número de refeições, a quantidade e qualidade de cada alimento. Antes de mudar a sua alimentação verifique se tem alguma doença. Consciencialize-se. Evite o consumo excessivo de doces (açúcar), tabaco, álcool, salgados, café, refrigerantes, fritos, carnes vermelhas (uma ou duas refeições por semana é suficiente). Coma alimentos frescos, preferencialmente os que são produzidos em casa. Os alimentos que contêm mais energia são os que saem da horta. Evite conservas e o que é congelado. Pense também no seu orçamento. É óbvio, que nem todos têm a possibilidade de deixar as conservas e os congelados. Por exemplo, pode optar por consumir atum de conserva natural, em vez de atum em óleo. Não exagere nos hidratos de carbono. Quando consumidos em excesso, estes hidratos transformam-se em reservas de gordura no corpo. Pode optar por fruta, fruta seca (exceto a cristalizada), sementes e cereais integrais, e hortícolas, etc. Ingira alimentos antioxidantes, como cenoura, sumo de uva vermelha, frutas cítricas, linhaça e chá verde. Eles bloqueiam os efeitos dos radicais livres, que, por sua vez, podem danificar as células sãs do corpo. Portanto, retardam o envelhecimento das nossas células. Alguns antioxidantes são produzidos pelo próprio corpo e outros – como as vitaminas C, E e o betacaroteno – devem ser ingeridos.

Beba água: Lembre-se que deve comer mais legumes e fruta, sem se esquecer de beber 1,5 litros de água por dia. Ao optar por uma alimentação de qualidade complementando com o exercício físico e com a prática de Meditação tenderá a ter um corpo mais liso e olhos mais brilhantes.

Exercício físico: A atividade física e os desportos saudáveis são fundamentais para a saúde e bem-estar físico, emocional, social e mental. Escolha um estilo de vida saudável para prevenir possíveis doenças.

Respiração: A fonte principal de energia do organismo é a respiração. A respiração deve ser lenta e regular. Os cantores aprendem a respirar a partir do abdómen. Assim, atinge-se a sensação de calma e descontração, e pode ser uma forma de recuperar após dias de stress.

Comportamento: Os nossos atos podem danificar ou alimentar a energia do corpo. Um comportamento tenso, áspero e conflituoso prejudica a nossa energia. Um comportamento que seja tranquilo, confiante e amoroso promove a nossa energia.

Emoções: As emoções negativas (medo, raiva, cobiça ou inveja) desequilibram os chakras e a nossa energia. As emoções positivas (amor e a livre expressão) permitem que a energia flua melhor pelo corpo.

Terminar o dia

Banho: Se costuma tomar banho antes de se deitar deverá escovar a pele conforme o procedimento já ensinado.

Prática de Reiki e Meditação: Faça exercícios de relaxamento ou alongamentos. Depois faça uma Meditação entre 5 a 10 minutos e termine aplicando Reiki em si. Quando faz exercícios de relaxamento, Meditação e a autoaplicação de Reiki, a mente irá acalmar-se e o stress será menos. Convém ir para a cama sempre à mesma hora e dormir, se possível, o mesmo número de horas, o que contribuirá para uma boa noite de sono.

Aqui pode aceder aos artigos escritos pelo autores Joel Reis e Nuno Cardoso, fundadores da Brighid Terapias Integrativas. Direitos de autor protegidos pela lei internacional. Caso deseje copiar algum dos textos por favor indique este website. Em caso de descobrir textos deste site que tenham sido copiados, e não tenham a sua origem no final, faça o favor de nos contactar para o e-mail geral@brighid.pt

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