Ansiedade – Simples formas de a combater

“O Reiki serve como freio à ansiedade descontrolada, pois contribui para uma respiração saudável, permitindo a oxigenação das células…”

A ansiedade é um atributo do organismo que tem como objetivo a organização da estrutura cerebral humana. Surge imediatamente antes de alguma situação real ou imaginária de perigo e é normalmente acompanhada por manifestações corporais menos agradáveis (taquicardia, medo exagerado, palpitações, contração do tórax, dores de barriga, entre outros).

O organismo reage desta forma a qualquer situação nova ou de perigo, seja ela concreta e real ou apenas do domínio da nossa imaginação. Podemos concluir que a ansiedade é um mecanismo benéfico, embora o descontrolo dos níveis de ansiedade ou o seu aparecimento desadequado se tornem um problema para nós. Os momentos em que nos sentimos ansiosos são acompanhados por descargas de adrenalina, que preparam melhor o corpo e o cérebro para reagirem a situações de potencial perigo, permitindo uma maior agilidade e, consequentemente, uma maior possibilidade de sobrevivência.

A ansiedade é um excesso de futuro na nossa mente e está relacionada com o medo: medo de falhar, de estar exposto, de ser julgado, de perder o controlo ou até de morrer.

Sentir medo é normal, pois as situações desconhecidas podem levar-nos a algum tipo de ansiedade, provocando o medo. Este é um mecanismo de defesa, mas se for desproporcional à ameaça, causa medo patológico ou ansiedade disfuncional. Geralmente, a ansiedade relaciona-se com sentimentos negativos guardados em relação a uma figura de vinculação ou a uma pessoa querida. Esses sentimentos guardados com frustração foram originados por episódios traumáticos. A ansiedade provoca desordem nas emoções, podendo refletir-se na saúde. Uma vez em excesso, desencadeia a sensação de mal-estar e impede-nos de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que está por vir.

Aqui pode aceder aos artigos escritos pelo autores Joel Reis e Nuno Cardoso, fundadores da Brighid Terapias Integrativas. Direitos de autor protegidos pela lei internacional. Caso deseje copiar algum dos textos por favor indique este website. Em caso de descobrir textos deste site que tenham sido copiados, e não tenham a sua origem no final, faça o favor de nos contactar para o e-mail geral@brighid.pt

O Reiki permite

  • Reduzir o stress e a ansiedade;
  • Equilíbrio hormonal e emocional;
  • Redução das toxinas;
  • Aumento da criatividade;
  • Mais calma;
  • Diminuição da impulsividade;
  • Fortalecimento do sistema imunitário;
  • Diminuição dos sintomas de depressão e da síndrome do pânico.

Reiki e os seus benefícios

O Reiki é uma técnica japonesa que utiliza a troca de energia através do toque suave das mãos para revitalizar e harmonizar o corpo, promovendo bem-estar, felicidade e serenidade. Esta técnica faz parte do conjunto de terapias bioenergéticas, que são técnicas de exercícios e de respiração para ativar o fluxo de energia do corpo, causando benefícios ao organismo e à mente, como elevação da consciência, melhoria dos pensamentos e comportamento.

Para praticar Reiki, é necessário o desenvolvimento da consciência e do sentimento de amor incondicional. Hoje em dia vivemos de forma agitada e isso aumenta consideravelmente o quadro de stress, depressão e ansiedade nas pessoas. Os quadros de problemas ligados à saúde mental aumentam a cada dia. É importante travar isso. O Reiki serve como freio à ansiedade descontrolada, pois contribui para uma respiração saudável, permitindo a oxigenação das células e a regulação da produção de hormonas importantes. De acordo com pesquisas de todo o mundo, é possível diminuir até 65% o uso de antidepressivos e ansiolíticos para quem recebe Reiki diariamente, pratica exercícios diários de respiração e mantém bons hábitos alimentares. Esta técnica pode ser uma excelente aliada para o tratamento da ansiedade, devido ao relaxamento e bem-estar que proporciona. Desta forma, os sintomas do stress são aliviados, promovendo uma sensação de paz interior e calma, o que também pode ter benefícios para a melhoria da depressão e sintomas da TPM.

Sintomas da Ansiedade

  • Fobia;
  • Insónia;
  • Ataques de pânico;
  • Timidez/Fobia social;
  • Fadiga;
  • Vertigens;
  • Taquicardia/palpitações;
  • Sensação de boca seca;
  • Contrações e tremores corporais; etc.

Trate de si e liberte-se da ansiedade

• Contemple mais vezes a natureza, esteja mais perto dela;
• Ouça música relaxante e sons da natureza, como o mar, riachos, cascatas, pássaros;
• Se for reikiano, aplique os três símbolos nos chakras da Coroa, Garganta, Coração, Plexo Solar, Umbigo e Base (em simultâneo), e nos pés.

A ansiedade pode tornar-se incapacitante, impossibilitando o normal desenvolvimento social e intelectual do indivíduo.

Alimentação saudável

Sabia que a alimentação e o Reiki são os seus maiores aliados para se libertar da ansiedade? Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais que atuam diretamente, diminuindo o stress, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento.

  • Frutas cítricas: A vitamina C diminui a secreção de cortisol, hormona libertada pela glândula adrenal em resposta ao stress e à ansiedade. A vitamina C promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. As vitaminas e minerais são perdidos nos quadros de stress e ansiedade. Por isso, existe a necessidade de suprir essas carências.
  • Leite, ovos e derivados magros: Ótima fonte de triptofano, um aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade ao promover o aumento da produção de serotonina, a hormona da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e promover a sensação de bem-estar.
  • Hidratos de carbono: Ricos em vitaminas do complexo B, nutrientes essenciais para a mente, melhorando o humor e a memória, alivia as enxaquecas e acaba com a ansiedade. Estão presentes nos cereais e nas frutas adocicadas, como pão, arroz, aveia, feijão, massa, batata, mel, uvas e maçã.
  • Carnes e peixes: São a melhor fonte natural de triptofano, que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm o aminoácido taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado ácido gama-aminobutírico, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.
  • Banana: Ajuda a combater e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano que a fruta carrega, ajuda na produção de serotonina.
  • Chocolate amargo: É rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade.
  • Espinafre: O espinafre contém ácido fólico, uma potente vitamina antidepressiva natural. Combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.

Além disso, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos como o espinafre trabalham para eliminar as substâncias em excesso.

Importante:

Esta prática não deve substituir os tratamentos prescritos pelo médico.

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