Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.

Aprender a importância de respirar pelo nariz

Texto escrito e publicado por Brighid (junho, 2016)




Todos nós já ouvimos falar da importância da respiração.

A respiração é importante para que o oxigénio chegue a todas as células, órgãos (cérebro, fígado, pulmões, coração, …) ADN, etc. e para que o dióxido de carbono saia do nosso organismo.

O Nosso nariz é o órgão do olfato e a principal via de passagem de ar. Ele consegue aquecer e humedecer o ar para que chegue ao nosso corpo de forma adequada. Pois o nosso corpo tem 37.º C de temperatura média. Além de possuir pêlos que filtram as impurezas do meio ambiente. Já a boca não tem essa função.

Quando tiver vontade de espirrar, faça-o é a forma do nariz libertar e limpar as impurezas de chegar aos pulmões. Já os pulmões libertam através da tosse.

Para as terapias holísticas a narina do lado esquerdo representa a lua, o frio, a mulher. A narina direita representa o sol, o calor, o homem.

Uma forma de aliviar ou eliminar a dor de cabeça é respirar pela narina esquerda. Já para tratar o cansaço deverá respirar pela narina direita.

Estudos publicados em 1988 comprovaram que respirar pela narina direita, por exemplo, pode aumentar significativamente os níveis de glicose no sangue, enquanto respirar apenas pela narina esquerda tem o efeito oposto.

“Com motivação, até a flor mais murcha do campo vira rosa.” Raphael Carmo