Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.

Reiki na Menopausa e na Andropausa

Texto escrito e publicado por Brighid. (dezembro, 2016)




Menopausa e andropausa é uma nova fase da vida que muitos a encaram com algo negativo. Tanto as mulheres e como os homens pouco estão preparados para viver este ciclo. E acabam por originar depressões, angústias, sentimentos de inferioridade, sinais de envelhecimento, medos, diminuição do libido, etc. Esta é uma fase que todos nós iremos viver, pelo menos é o que esperamos. Por isso há que aprender a viver o amadurecimento do ser humano com mais otimismo e com muita qualidade, até mudar as expressões utilizadas. Por exemplo: “tu também irás passar por isto” por “é o amadurecimento natural do ser humano” ou por “eu consigo viver com esta fase com muita sabedoria e naturalidade”. Vitimizar só irá criar limites na nossa mente para não nos adaptar a esta nova fase.



Entender o porquê da menopausa

Nas mulheres, a menopausa ocorre quando os ovários deixam de produzir os hormônios estrogénio e progesterona – quando a mulher sai do ciclo fértil para o ciclo onde não haverá a fertilidade, não há portanto o ciclo menstrual nem ovolatório. E por isto, muitas mulheres deixam-se deprimir. Ou seja, a menopausa acontece quando uma mulher já não menstrua por mais de um ano. Geralmente a idade da menopausa varia, em média, entre os 45 a 55 anos de idade. Porém pode ocorrer noutras quando há intervenção cirúrgica, com a retirada do útero ou dos ovários.


Esta mudança traz: ondas de calor, suores noturnos, diminuição da libido, insónia, palpitações cardíacas, desequilíbrios e problemas emocionais e psicológicos. São estes desequilíbrios que causam depressão.



Sintomas da menopausa

☯ Ausência da menstruação;

☯ Ressecamento vaginal (secura);

☯ Ondas de calor;

☯ Suores noturnos;

☯ Insónia;

☯ Diminuição no desejo sexual;

☯ Diminuição da atenção e memória;

☯ Perda de massa óssea (osteoporose);

☯ Aumento do risco cardiovascular;

☯ Alterações na distribuição da gordura corporal;

☯ Flacidez;

☯ Depressão.



Entender o porquê da andropausa

A andropausa trata-se do começo de um novo ciclo para os homens. A andropausa para os homens é mais suave, até porquê ocorre gradualmente e de forma lenta, ou seja, com o decorrer da idade a produção da testosterona vai reduzindo. Ora, os sintomas nos homens não custam tanto, em comparação com os das mulheres. Como a diminuição da testosterona é mais lenta, os sintomas passam quase despercebidos. Por exemplo, as ondas de calor, embora possam aparecer para alguns homens, é considerado raro.


Mas também pode ocorrer nos homens alterações psicológicas e emocionais, nem tanto pelos sintomas, mas por se acharem que estão ficando velhos, medo da velhice, medo da impotência sexual, pois com a queda dos níveis hormonais há uma redução da libido masculina, o que pode acarretar uma certa dificuldade de ereção, podendo até com esses desequilíbrios entrarem em depressão. Mas como já disse anteriormente, a menopausa é diferente da andropausa em relação aos sintomas, pois pode acontecer de um homem de 70 ou mais anos de idade nunca ter passado por algum desequilíbrio na andropausa. Mas como qualquer sintoma aparente, devemos ficar atentos.



Sintomas da andropausa

☯ Insónia;

☯ Diminuição no desejo sexual;

☯ Diminuição da atenção e memória;

☯ Perda de massa óssea (osteoporose);

☯ Aumento do risco cardiovascular;

☯ Depressão;

☯ Aumento de peso;

☯ Alterações na distribuição da gordura corporal;

☯ Emotivo;

☯ Fadiga;

☯ Ansiedade;

☯ Queda de cabelo;



Benefícios do Reiki na menopausa e na andropausa

☯ Equilíbrio;

☯ Harmonia;

☯ Aumento da auto estima;

☯ Ameniza os sintomas da alteração hormonal;

☯ Relaxamento;

☯ Paz interior;

☯ Boa disposição;

☯ Aceitação com otimisto o novo ciclo;

☯ Redução de sentimentos/pensamentos negativos;

☯ Eliminação da angústia;

☯ Diminuição das emoções reprimidas.



Nota:

Importa referir que em qualquer momento da nossa vida, qualquer sintoma que possamos sentir, devemos procurar um médico para que assim, através de exames e diagnósticos possam detetar o motivo de tal sintoma.


A terapia Reiki é utilizada como complemento ao tratamento convencional, e não como um substituto.


Peça sempre mais informação ou ajuda ao seu médico e/ou terapeuta ou mestre de Reiki.




Caso pretenda copiar algum dos textos por favor indique este link / web site: www.brighid.pt




Marque já a sua consulta!

“Com motivação, até a flor mais murcha do campo vira rosa.” Raphael Carmo