Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.

Karma

Texto escrito e publicado por Brighid (março, 2017)




Conceitos chave

☯ Criar

☯ Colhemos o que semeamos

☯ Pensar propicia a ação

☯ Vibração atrai vibração igual na nossa direção

☯ Justiça

☯ Responsabilidade


O que é o Karma?

O Karma é uma lei espiritual natural ou o princípio que governa todas as nossas interações. O karma surge com o que plantamos, o que semeamos, através de nossos sentimentos, atitudes, palavras, pensamentos, ações e relacionamentos. Estas sementes desenvolvem-se e crescem ao longo do tempo. E traçam a nossa alma e a nossa personalidade. O karma não deve ser entendido como algo mau para nós. Até porque podemos ter conquistas positivas e propiciadoras do bem, com sensatez e que permitam a evolução.

A Lei do Karma é equivalente espiritual da Terceira Lei do Movimento de Newton, a qual enuncia que para cada ação (em um plano físico) há uma reação igual e oposta.


A Lei do Karma

A Lei do Karma é igualmente indubitável na dimensão espiritual. Ela diz que “para cada ação no plano espiritual há uma reação igual e oposta”. Isso significa que quando se dá felicidade, em retorno, experimenta-se felicidade, e quando a tristeza é dada, a tristeza será experimentada em igual medida. Em outras palavras, qualquer emoção que eu leve outra pessoa a sentir deve, em algum momento, tornar-se minha própria experiência. O que nós plantamos, nós colhemos. Qualquer vibração que criamos ela retorna. E tudo será refletido no futuro, seja nesta vida ou numa próxima. . O que plantamos colhemos.

O Karma pode ser positivo (Darma) ou negativo (Karma), dependendo do que fizemos no passado. É certo que aqueles que fizeram o bem e praticaram caridade, mesmo de formas inconscientes, se encontram em posições privilegiadas. E por outro lado às pessoas maldosas, perversas e egoístas são sempre os miseráveis e sofredores desta vida; pois estão colhendo o que plantaram.

Somos nós que criamos o karma. Se há algo na vida a acontecer de forma injusta, deverá olhar para si mesmo e descobrir o motivo.

O auto respeito é fundamental para mudar os acontecimentos negativos em eventos positivos. Geralmente as pessoas não se respeitam: Uns bebem e embriagam até cair, outros fumam até acabar com seus pulmões, outras pessoas se prostituem, outros forçam seu organismo, ou sua parte psíquica exageradamente sem necessidade, outros dão o mal exemplo e os maus ensinamentos as crianças. E os sete agregados ou defeitos psicológicos estão sempre presentes: orgulho, gula, luxúria, inveja, ira, cobiça e mentira. Observem como as pessoas não se respeitam.

Karma é uma lei constante e está sempre em movimento. A própria natureza luta pelo equilíbrio. A natureza não conhece o bem e o mal. Reconhece o equilíbrio. Por tanto seja consciente no seu bem e no seu mal.


As consequências da Lei do Karma

Entender a Lei do Karma torna o ser humano consciente nas suas ações, pensamentos e sentimentos. O karma está associado à lei de causa e efeito. Cada ação provoca um retorno, uma consequência. Tornamo-nos pessoas mais responsáveis e justos.

Às vezes, o Karma é entendido em parte. E na nossa mente ocorre: “Se tudo o que me acontece agora é virtude das minhas ações passadas, não há nada que eu possa fazer a respeito”. O passado criou o presente, o presente criará o futuro. Temos de aproveitar para aprender e transformar, ao invés de sermos escravos do passado. O Karma deve inspirar-nos a participar ativamente em criar nosso próprio destino.


As enfermidades e o Karma

Nem todas as enfermidades são kármicas. Ocorrem enfermidades por descuido ou ignorância:

☯ Uma pessoa toma banho quente e sai para o frio, com certeza adquire imediatamente um resfriado, não por karma mas por descuido.

☯ Uma pessoa que atravessa a rua perigosa sem olhar atentamente para os dois lados, ou os motoristas irresponsáveis, acabam no hospital ou no cemitério e o pior, causando acidentes para outras pessoas inocentes.

☯ Tem pessoas que põem na cabeça que estão doentes e acaba atraindo a doença de verdade.

☯ Etc.

“Com motivação, até a flor mais murcha do campo vira rosa.” Raphael Carmo