Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.

Os chakras

Texto escrito e publicado por Brighid. (junho, 2016)




A palavra chacra ou chakra vem do sânscrito e significa “roda”, “disco”, “vórtice”, “centro” ou “plexo”. São uma espécie de redemoinhos de energia vital, espirais que giram em alta velocidade, vibrando em pontos vitais do nosso corpo.


Cada chakra tem uma função física, emocional, mental, vital ou espiritual. Num corpo saudável esses vórtices giram numa grande velocidade. Permitindo assim que o Ki flua para cima por um sistema endócrino. Mas quando um desses discos abrandam a velocidade de rotação, o fluxo de energia diminui e o fluxo de energia bloqueia, resultando envelhecimento ou doença.


Todo o ser humano tem uma ligação entre o corpo físico e o mundo astral. Quando há desequilíbrio desta energia vital os seres humanos adoecem, acabando por fechar esta ligação com o Divino. Há uma relação entre a doença física e as crises emocionais. Assim, as pessoas acabam por transformar as suas energias negativas, depressão, raiva, solidão, etc. em doenças físicas como o cancro, úlceras, avc, etc.


Existem 7 chakras principais e milhares de chakras menores, por exemplo: orelhas, mãos, pernas, pés, joelhos, etc.


Os chakras sãos os centros de poder espiritual no corpo humano e são círculos onde é distribuída as energias do nosso corpo físico para o nosso corpo subtil (corpo não físico, alma ou espírito). Cada chakra está ligado a funções físicas e a estados mentais e emocionais, estando igualmente associado a uma cor.



Chakra da Base

Nome em sânscrito: Muladhara

Cor: vermelho


O primeiro chakra do nosso corpo é o chakra da Kundalini. Ele está situado na base da coluna vertebral. Estimula as forças vitais em todo o nosso corpo e ajuda a manter-nos fisicamente ativos e ligados à terra. Este chakra é a base dos seis outros chakras, lida com a sobrevivência do organismo, incluindo a comida, abrigo e proteção.



Chakra do Umbigo

Nome em sânscrito: Svadhisttana

Cor: laranja


O segundo chakra é conhecido como o chakra do baço ou chakra sexual. Situa-se no abdómen inferior e a cerca de seis centímetros do umbigo, na região do útero. Este chakra é a fonte para a nossa criatividade e inspiração, sendo fundamental para o nosso corpo emocional. Este chakra está relacionado com o karma, sentimentos antigos e primeiras impressões. Este chakra influencia a nossa sexualidade e sensualidade, força física, abertura de espírito e a nossa capacidade de colaborar amigavelmente com outras pessoas.



Chakra do Plexo Solar

Nome em sânscrito: Manipoera

Cor: amarelo


Este é o terceiro chakra e localiza-se na base da caixa torácica. Este chakra permite-nos captar vibrações e essências de pessoas, lugares e coisas. Este chakra também está ligado ao autocontrole, ao poder pessoal, problemas emocionais e problemas de auto-aceitação. Quando este chakra está equilibrado conseguimos ter a capacidade de realizar o que queremos e permite-nos relaxar e desfrutar destas realizações. Este chakra também traz um sentimento de segurança e proteção.



Chakra do Coração

Nome em sânscrito: Anahata

Cor: verde e o rosa


O quarto chakra situa-se no centro do peito em torno da área do coração. O quarto chakra é onde os outros seis chakras convergem e é a base do corpo astral que liga o nosso físico com o nosso espírito e é estimulado pelo amor. Este chakra incentiva o perdão, a compaixão, a empatia, o amor incondicional, a paz interior, a confiança e o equilíbrio.



Chakra do Garganta

Nome em sânscrito: Vissoedha

Cor: azul claro


Este é o quinto chakra. Está localizado na base do pescoço, na garganta. É neste chakra que criamos e transmitimos os nossos desejos. É através dele que libertamos as nossas dúvidas e as nossas incertezas. A realização dos nossos sonhos é criada através do poder da palavra.


Este chakra influi a comunicação, o sonho, a expressão artística, o bom senso, a auto crença, a sabedoria, a honestidade, as experiências fora do corpo e a clarividência.



Chakra do Terceiro Olho

Nome em sânscrito: Ajna

Cor: violeta


O chakra do terceiro olho localiza-se no meio da testa que liga as sobrancelhas e este é o sexto chakra. Este influencia a capacidade de vermos as coisas que ainda estão por acontecer ou dá acesso à clarividência, base dos nossos poderes psíquicos. Este é o chakra da intuição, da sabedoria e o guardador da alma. E ajuda-nos a ver e a perceber a um nível Universal, fazendo dissolver o sentido de um “ser separado” – o ego – para nos tornar num “ser unificado” com o todo. O equilíbrio deste chakra permite-nos ver auras, guias espirituais que nos ajudam a olhar para o passado e ver o futuro. Somos capazes de ter boa intuição, imaginação, visualização, concentração, discernimento, iluminação e uma tomada de consciência sintonizada, que nos permite distinguir a fantasia da realidade.



Chakra do Coroa

Nome em sânscrito: Sahasrara

Cor: branco


O sétimo chakra, o chakra da coroa, está localizado no topo da cabeça. As suas funções são a revitalização do cérebro e é representado por espíritos sagrados. O sétimo chakra afeta o nosso corpo espiritual, inspiração, o idealismo e o conhecimento celestial e a nossa ligação com o Universo. É o apoio do nosso corpo espiritual e liga-nos a uma maior orientação. Fisicamente este chakra influencia o córtex cerebral, cérebro, sistema nervoso central, glândula pineal e hipófise.




Marque já a sua consulta!

“Com motivação, até a flor mais murcha do campo vira rosa.” Raphael Carmo